Sobre a Roma Tours
Situada em pleno centro da cidade do Porto, junto à igreja do Bonfim, a agência de viagens Roma Tours dedica-se a programar as suas férias, passeios, jantares e tudo o que mais necessita para relaxar e recuperar, ao mesmo tempo que conhece e reconhece destinos de eleição.
Entrevista a Rosa Maria Marques
Profissionais devidamente especializadas na área do Turismo fazem desta agência um exemplo de êxito. Nos últimos anos, Portugal tem vindo a assistir a uma aposta nesta área, dando vida a terras e regiões de grande beleza que, por vezes sem serem caracterizadas pelo sol e mar, são dotadas de características capazes de tornar inesquecíveis quaisquer férias.Neste âmbito e porque há muitos anos estavam ligadas ao maravilhoso mundo do turismo, Rosa Maria e suas colaboradoras decidiram montar, no ano de 2000, uma agência de viagens.
À primeira vista, o nome Roma é facilmente interpretado por nós como uma referência à cidade italiana. No entanto, desengane-se e repare no nome da autora deste projecto, ROsa MAria.
Já com bons anos de actividade, esta agência esforça-se por promover o turismo nacional, apesar de contar com destinos além-fronteiras, uma vez que "as exigências do mercado a isso obrigam. São destinos que as pessoas pedem muito. Os clientes são diferentes, mas a verdade é que compensa, pois nós fazemos fins-de-semana no estrangeiro por 55 euros e cá em Portugal, infelizmente, não o conseguimos", explica Rosa Maria, proprietária da agência.
Ao nível do território português, o norte (Minho) e o Alentejo, além do Algarve, são os destinos mais procurados. "Este ano já tivemos viagens ao Alentejo e temos agendadas mais três", prosseguiu a mesma.
Na altura de escolher o destino das suas férias os portugueses são coerentes nos seus critérios. "A cultura, o património edificado e a gastronomia são os principais critérios, ou seja, quando chega a altura de escolher, como alternativa ao turismo de sol e mar, os turistas portugueses apostam no Turismo Cultural, Turismo de Gastronomia e Vinhos e Turismo Paisagístico, sendo que eu acho que a gastronomia é ainda um ponto muito forte", identifica Rosa Maria.
Apesar de todas estas escolhas, a verdade é que as opções dos destinos e actividades diferem de grupo para grupo. Por exemplo, os séniores são os que mais optam pelo Turismo Cultura e pelo Turismo Gastronómico e de Vinhos. Mas a nossa entrevistada chama a atenção para o facto de que, "apesar de trabalharmos muito com este público, temos de estar continuamente a inovar e a arranjar formas destes aderirem aos nossos projectos e iniciativas, uma vez que estes se cansam muito".
Em relação aos jovens, estes ainda apostam muito no Turismo de Sol e Mar, entre destinos como República Dominicana, Jamaica, Cuba, designadamente nas viagens da Páscoa, com o carácter de serem viagens de finalistas.
Algumas actividades desenvolvidas por esta agência passam pela organização de jantares temáticos, almoços recreativos, almoços regionais e tardes dançantes, em quintas escolhidas com requinte e primor, de modo a proporcionar-lhes momentos de lazer e prazer.
Em relação ao Turismo de Natureza e Turismo de Aventura, ainda não é muito procurado e, quando é, destina-se essencialmente a jovens. "A verdade é que em Portugal ainda temos muito pouca coisa, pelo menos organizada. Existem muito mais em Espanha. Na Roma Tours, em Turismo de Aventura, a única região que exploramos é o Vale do Côa", referiu a entrevistada.
Artigo publicado em "O Primeiro de Janeiro", 6 de Julho de 2007, adaptado.