De 18 a 25 de Agosto 2024
1º DIA PORTO / AEROPORTO DUBROVNIK (ČILIPI) / ZONA DE BUDVA (MONTENEGRO)
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida para formalidades de embarque. Partida em voo especial direto com destino a Čilipi. Chegada e assistência pelo nosso guia privativo, de língua portuguesa ou espanhola, que acompanha a viagem do aeroporto de chegada ao aeroporto de partida. Partida para sul em direção à fronteira com o Montenegro. Jantar em restaurante local no percurso. Chegada ao Hotel Aurel Coast****, ou similar. Alojamento.
2º DIA ZONA DE BUDVA / KOTOR / SKADAR (ALBÂNIA)
Pequeno-almoço buffet. Partida para a cidade medieval de Kotor classificada como Património Mundial da UNESCO, e situada na ponta do fiorde do mesmo nome. Após a visita do centro histórico, um autêntico labirinto medieval que parece parado no tempo, continuamos na direção do lago Skadar, o maior do sul da Europa. Após almoço em restaurante local, visita da fortaleza Rozafa, que segundo a lenda foi construída por 3 irmãos, que todas as manhãs descobriam as obras do dia anterior completamente destruídas. Aqui usufruímos de uma vista panorâmica da cidade, dos 3 rios que aqui confluem e do seu famoso lago. Passeio panorâmico pela localidade onde existe uma decoração típica do Império Otomano, com uma arquitetura que mistura estilo estalinista e oriental. Visita de uma fábrica de máscaras de Carnaval, uma arte inspirada na tradição veneziana, mas cuja produção é em grande parte no exterior, nomeadamente na Albânia. Alojamento e jantar no Hotel Colosseo****, ou similar.
3º DIA SKADAR / KRÜJE / DURRËS
Após o pequeno-almoço, caminhando pela Kole Idromeno, a animada rua pedonal da cidade, visitamos o museu de fotografia, onde o legado do pintor e fotógrafo italiano Pietro Marubi estabelecido em Skadar, nos permite um olhar sobre a Albânia tradicional do século XIX. De seguida partimos para Krüje, um bastião de resistência contra os Otomanos no século XV. Chegada e almoço em restaurante local. De tarde, visita ao Museu Gjergj Kastrioti, situado no interior das muralhas do castelo e o tradicional mercado, que faz a alegria dos turistas. Continuação para Durrës, uma das cidades mais antigas da Albânia, que possui o maior porto do país. Colonizada pelos gregos, foi um importante entreposto comercial, sendo a Torre Veneziana a prova da presença desses intrépidos marinheiros que dominaram o mar Mediterrâneo. Transporte ao Hotel Arvi****, ou similar. Jantar num restaurante local com música típica ao vivo. Alojamento.
4º DIA DURRËS / BERAT / TIRANA / DURRËS
Após o pequeno-almoço partimos para Berat, um pequeno tesouro e vila museu Património Mundial pela UNESCO. Intitulado o povoado das mil janelas, subimos a pé desde o típico bairro Mangalem até ao castelo para visitar o museu de Onufri, onde aprendemos um pouco mais sobre a arte iconográfica Bizantina. A visita ficará completa com a entrada no museu Etnografico instalado numa casa típica albanesa em pedra e madeira. Almoço. Visita de Tirana, capital da Albânia, passando pela Praça Skanderbeg, o Teatro Nacional, o Museu Histórico, o Palácio Cultural, a Mesquita Et’hem Bey construída entre 1798 e 1812, a torre do relógio e a curiosa “Pirâmide”, construída em 1988 como um museu durante o período do ditador Enver Hoxha. Na década de 80, a Albânia mantinha centenas de bunkers, que hoje foram transformados em casas comerciais, lojas, cafés e espaços culturais. Visita ao Bunk Art2, cuja exposição mostra a vida e as perseguições políticas na época da República Socialista Popular da Albânia. Em hora a combinar localmente, regresso ao litoral Adriático, para jantar e alojamento.
5º DIA DURRËS / PODGORICA (MONTENEGRO)
Pequeno-almoço buffet. Partida para a capital do jovem país Montenegro e que foi palco estratégico na II Guerra Mundial de Nazis e Aliados. Após a guerra, o líder da Jugoslávia, Tito, dedicou-lhe especial atenção na reconstrução da cidade. Nos dias de hoje, a arquitetura urbana reflete a sua turbulenta história e a diversidade de regimes que viveu. Almoço e visita panorâmica da cidade. Alojamento e jantar no Hotel Aurel****, ou similar.
6º DIA PODGORICA / SARAJEVO (BÓSNIA HERZEGOVINA)
Pequeno-almoço buffet. Esta manhã percorremos a vasta região a que os otomanos deram o nome de ‘’Balcã’’ que significa montanha na língua turca. As paisagens que desfilam à nossa frente são de uma beleza surpreendente pelas características do relevo acidentado e da natureza hostil. Após atravessar a fronteira, almoço no percurso. A caminho de Sarajevo somos confrontados com o passado recente visitando o “Túnel da Esperança” a única forma de comunicação com o exterior durante o cerco de 1425 dias, o mais duradouro da história do século XX. Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham circulado pelo túnel, por onde entravam alimentos, armamento, medicamentos, cigarros e ocorria o transporte de feridos e crianças. Continuamos para Sarajevo. A visita panorâmica da capital da Bósnia mostra-nos que as cicatrizes na alma e os testemunhos do passado deram lugar ao direito de sonhar com o futuro. Visitamos a sempre animada praça do mercado, a Sinagoga, a Mesquita de Gazi Husrev Bay, a catedral do Coração de Jesus, a ponte latina onde foi assassinado o arquiduque Francisco Fernando provocando a I Guerra Mundial. Alojamento e jantar no Hotel Holiday****, ou similar.
7º DIA SARAJEVO / MOSTAR
Pequeno-almoço buffet. Acompanhando o curso do Neretva, o rio esmeralda, que serpenteia entre as montanhas que serviram de pano de fundo à guerra entre sérvios, croatas e bósnios, chegamos a Mostar, a cidade-mártir da guerra dos Balcãs. Após almoço em restaurante local, visitamos um centro histórico meticulosamente recuperado pela UNESCO, dominado pelos minaretes das mesquitas que lembram a presença do império Otomano durante quatro séculos, numa convivência pacífica entre muçulmanos, católicos, cristãos ortodoxos e judeus. Na visita a pé com guia local, atravessamos a famosa ponte de Mostar, construída no século XVI por ordem de Suleiman, “o Magnífico”, percorremos o Velho Bazar com as suas calçadas em pedra de seixos do rio, entramos na casa Bišćevića, uma residência turca tradicional do século XVII e finalmente visitamos uma mesquita. Alojamento e jantar no Hotel Mostar****, ou similar.
8º DIA MOSTAR / DUBROVNIK / PORTO
Após o pequeno-almoço, partida para sul, pela estrada que serpenteia entre o mar Adriático e a montanha agreste e austera em direção à Croácia. Após atravessar a fronteira de entrada na União Europeia, a última paragem é na pérola mais valiosa do Adriático, a bela Dubrovnik, com as suas casinhas em pedra esbranquiçada e telhados alaranjados. Tempo livre para passear na rua pedonal Stradun, percorrer as muralhas, ou subir a um dos muitos miradouros da cidade. Em hora a combinar localmente, transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo especial direto, com destino ao Porto. Chegada ao aeroporto.